Notícias
Desportiva: Trabalho na base é reconhecido
Foco
25.10.2015 - 16:03 - Pará
Foto: Cezar Magalhães

A Diretoria de Registro e Transferência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou no início do mês de outubro a lista dos times que possuem o Certificado de Clube Formador (CCF). Quem está nesta lista como único clube do Norte do País é a Sociedade Desportiva Paraense, que atualmente disputa a Segunda Divisão do Campeonato Paraense, mas que tem como prioridade não o futebol profissional, e sim a revelação de talentos. O documento da CBF serve exatamente a esse propósito. Trata-se de um atestado do investimento que o clube faz no trabalho com a base.

A partir do momento em que o clube cumpre e preenche os requisitos da CBF, ele ganha o selo e tem essa atividade reconhecida pela confederação. A declaração A, a que o clube paraense está listado, tem validade de dois anos. Ainda existe a B, que tem validade de apenas um ano. Alguns requisitos para garantir o selo são: a presença de uma comissão técnica, fornecimento da assistência médica e educacional, comprovar a participação em competições oficiais e apresentar programa de treinamentos, entre outros que a Desportiva cumpre e comprovou à CBF.

As vantagens que a Desportiva tem a partir de agora é que todas as vezes que um atleta for negociado com outro clube, o clube paraense terá uma parcela do que foi pago nesta negociação, além, claro, de ser reconhecido pela sua excelência na formação de valores.

A Desportiva está no seu quinto ano de existência, e hoje conta com cerca de 180 atletas por ano em atividades nas categorias sub-13, sub-15, sub-17 e sub-20. Hoje, uma das categorias está participando do Campeonato Paraense de Futebol da Segunda Divisão e faz bonito, chegando à última rodada na briga por uma vaga às semifinais da competição. Além disso, os garotos da Desportiva vão disputar a Copa São Paulo de Futebol Junior no ano que vem - a principal vitrine para as categorias de base no Brasil.

Fonte: Kezia Carvalho/Diário do Pará
 
© Copyright 2004 - 2018 / Todos os direitos reservados a Futebol do Norte