Notícias
Governo do Pará e dirigentes discutem volta do Parazão
Estadual 2020
23.05.2020 - 19:27 - Pará
Foto: Divulgação/Bragantino

Dirigentes da FPF (Federação Paraense de Futebol) e dos clubes do Remo, Paysandu e Bragantino estiveram reunidos, na última quarta-feira (20), com o governador Helder Barbalho e com o titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), Adler Silveira, para traçar alternativas para retomada do Campeonato Paraense 2020.

Segundo o vice-presidente da FPF, Paulo Romano, responsável pela elaboração do protocolo de retomada do futebol paraense aos gramados, a intenção do encontro com o governador é contribuir com um plano para fazer com que todas as pessoas envolvidas em uma partida de futebol entrem no estádio com segurança, dentro das normas dos órgãos de saúde, “com todas as orientações, de acordo com o que está sendo feito pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), envolvendo desde testes de Covid-19 para torcedores e jogadores”, defendeu.

A intenção dos dirigentes é traçar um plano de retomada do futebol em consonância com as diretrizes do governo do Estado de reabertura das atividades não essenciais. O governador apresentou aos dirigentes detalhes do mapa epidemiológico da Covid-19 no Estado do Pará e garantiu que a retomada das atividades deve ocorrer de forma planejada e gradual, como foi feito no início da pandemia, com a elaboração de protocolos de restrições de circulação de pessoas, que foi gradual, até chegar ao lockdown, previsto para ser encerrado na Região Metropolitana de Belém (RMB) no próximo dia 25.

“Precisamos ter a clareza que a retomada de todas as atividades não essenciais deve ocorrer com responsabilidade, para que o sistema de saúde consiga absorver as demandas que possam ocorrer com mais casos da Covid-19, principalmente no que diz respeito aos leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), ou seja, vamos fazer o movimento ao contrário para retornar aos poucos as atividades não essenciais”, detalhou. Atualmente, o Pará tem 390 leitos de UTI exclusivos para Covid-19, número que deve ser ampliado para 510 até o fim deste mês.

Participaram, ainda, da reunião com o governador Helder Barbalho o presidente da federação, Adelcio Torres; Maurício Bororó, também vice-presidente da entidade; o vice-presidente do Clube do Remo, Claudio Jorge; o presidente do Paysandu, Ricardo Gluck Paul, e o presidente do Bragantino Futebol Clube, Claudio Wagner.

A FPF marcou para a próxima terça-feira (26/05) uma reunião da comissão de elaboração do protocolo de segurança de combate ao Covid-19 em dias de jogo no Pará. Após a definição dos métodos será definida em breve a reunião com os clubes sobre a expectativa de uma possível retomada do Parazão, seguindo as recomendações do Governo do Estado, Sespa e Ministério da Saúde que possam orientar sobre o cenário.

Foto: Marco Santos/Agência Pará
Fonte: Futebol do Norte, com informações da Agência Pará
 


© Copyright 2004 - 2020 / Todos os direitos reservados ao Futebol do Norte