Notícias
Como a análise de desempenho tem influenciado o futebol moderno
Investimento
08.11.2019 - 16:34 - Giro pelo Brasil



A análise de desempenho no futebol ganhou muito força no futebol mundial em anos recentes, com os clubes investindo pesado em equipes qualificadas do setor para atuar no dia a dia dos clubes. Mas qual é a sua real importância na teoria e na prática?

Na parte teórica, a análise de desempenho é o processo de avaliar a performance em um esporte para desenvolver uma compreensão de ações que podem influenciar na tomada de decisões, além de aprimorar o nível de desempenho dos atletas e auxiliar os treinadores e os jogadores a buscarem melhores resultados no campo. Em muitos esportes coletivos, como o futebol, isso consiste em avaliação tática, análise de movimento, base de dados e estatística de dados, entre outros.

“O mais importante (para um analista de desempenho) é o conhecimento de diversos conteúdos relacionados à análise de jogo, entre eles os momentos e fases de jogo, modelo de jogo, princípios, plataformas táticas e estratégicas, características de posições, noções de preparação física, treinamento tático e físico, além do conhecimento de diversas tecnologias, e o hábito de conhecimento de jogos e atualização sobre o futebol”, opina a analista de desempenho Luiz Carlos Cavalheiro, em declarações para o site Torcedores.com.

Modernização da análise desempenho

Em meados da década passada, a tarefa do analista de desempenho era focada em gravar uma sessão de jogo ou treinamento e produzir materiais em vídeo para treinadores e jogadores. Com as novas exigências do futebol moderno, o trabalho dos analistas de desempenho evoluiu de alguns anos para cá, e os profissionais precisam trabalhar com base em variados hardwares e programas que os avanços da tecnologia agregaram ao setor.

Também é importante colocar que, como resultado da sofisticação da área, a coleta de dados no futebol ficou mais precisa e com maior nível de interatividade para trabalhar, permitindo acumular e compartilhar inúmeras informações de forma rápida e eficiente. Em razão disso, os grandes times do futebol mundial contratam empresas para agregar dados estatísticos de milhares de jogadores e equipes.

Por outro lado, com tantas informações coletadas ao mesmo tempo e que podem vir de outras fontes em alguns casos, o analista de desempenho precisa ser cirúrgico e eficiente para entregar um material objetivo ao restante da comissão técnica.

A importância da análise de desempenho

Como o futebol envolve muita adrenalina e emoção dentro de uma partida, muitos jogadores acabam se esquecendo de alguns movimentos que fazem nos jogos. Portanto, a coleta de informações de uma partida através da gravação de vídeo ajuda a levar uma visão mais racional, objetiva e técnica ao campo de jogo.

Desta maneira, os analistas de desempenho conseguem coletar aspectos positivos e negativos que os jogadores fizeram em 90 minutos de partida. Em equipes de ponta do futebol brasileiro e mundial — que contam excelente nível de estrutura para colocar à disposição dos profissionais o que o mercado oferece de melhor em termos de recursos —, contam com um relatório completo de performance no dia seguinte a uma partida, com vídeos, estatísticas, mapa de calor, entre outros detalhes que são úteis para a evolução de determinando time.



Por exemplo: se um lateral-direito falha na recomposição defensiva em uma situação de contra-ataque, essa ação é compreendida pela equipe de análise de desempenho. A partir daí, os profissionais produzem um material em vídeo que poderá chegar nas mãos do treinador do time e do jogador envolvido na situação, por exemplo.

No âmbito coletivo, um treinador pode interpretar um relatório ou parte de análise de seu analista de desempenho para realizar pequenos ou grandes ajustes no corpo tático do time. As análises de performance, quando bem trabalhadas por uma equipe de profissionais competente a médio e longo prazo, são bastante proveitosas para os treinadores tomarem decisões ao longo da temporada.

O Flamengo, líder do Brasileirão 2019, conta com um Departamento de Scout (DS) muito qualificado, um dos melhores do país. O DS do Flamengo uniu setores de captação e análise de desempenho, algo que está funcionado muito bem.

“Temos metodologias onde entendemos que para atuar no clube é preciso ter algumas características. A partir disso, fazemos o monitoramento com avaliação técnica, física, mental, tática... Existem bons jogadores que chegam para gente, só que não encaixam no perfil do Flamengo. Trabalhamos para minimizar o erro”, afirma Fabinho, gerente do DS da equipe carioca, em entrevista ao site GloboEsporte.com.

Análise de desempenho para iniciantes no Brasil

O Brasil não é pioneiro na análise de desempenho, mas hoje conta com excelentes profissionais na área. Parte disso deve-se aos excelentes cursos do setor que são oferecidos no país, como os cursos oferecidos pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e pela Universidade do Futebol.


Além disso, para os iniciantes, há aplicativos gratuitos para análise de desempenho eficientes no Brasil. O site Infogol, por exemplo, disponibiliza aos seus visitantes uma plataforma gratuita de análise de desempenho eficiente, que é indicada para quem está começando na área e tem interesse em compreender com maior exatidão as interações e variáveis que acontecem em uma partida de futebol — que vão além das análises simplistas.

Com a facilidade de se obter informações e ter acesso a vários materiais de vários lugares do mundo, um bom analista de desempenho não deve ficar preso somente aos cursos oferecidos em seu país e deve, também, realizar um intercâmbio de informações com outras culturas do futebol. Para isso, é praticamente imprescindível que um bom profissional desse setor domine outras línguas, como o inglês e o espanhol, por exemplo.

 

 

Fonte: Futebol do Norte
 
Galeria de Fotos
Fotos: Divulgação 


© Copyright 2004 - 2019 / Todos os direitos reservados ao Futebol do Norte