Notícias
Presidente da FFAC já planeja temporada 2020
Bastidores
06.10.2019 - 00:11 - Acre

Com o calendário do futebol nacional definido para a temporada 2020, o presidente da Federação de Futebol do Acre (FFAC), Antônio Aquino Lopes, passa a pensar no planejamento para o próximo ano. Apesar da mudança no cronograma dos campeonatos estaduais, que terão 16 datas disponíveis em vez de 18, o dirigente acredita que o Campeonato Acreano não sofrerá nenhum tipo de impacto.

– A nossa realidade aqui é outra. Nós vamos adequar o nosso campeonato dentro do período determinado para os estaduais, que é do dia 22 de janeiro a 26 de abril – afirmou.

A Federação deve se reunir com os clubes para definir a disputa do estadual 2020 ainda neste mês de outubro. A tendência é que a competição tenha o mesmo número de clubes de 2019 e que mais uma vez não seja realizada segunda divisão. Ou seja, serão 10 equipes na elite estadual brigando pelo título. O dirigente revela que deve haver mudança na fórmula de disputa.

– A princípio, até aqui no momento, seriam os 10 times. Nós apenas vamos modificar o sistema de disputa. Entendemos também que a Copa do Brasil já começa no dia 5 de fevereiro e os dois clubes do Acre (Atlético-AC e Galvez) estarão presentes. Então, tudo isso vai passar por um planejamento dentro da nossa organização juntamente com os clubes para que ninguém seja prejudicado na disputa da competição. Nós estamos programando uma reunião, provavelmente, para o dia 15 ou 16 deste mês para sentarmos e aí sim já discutirmos e planejarmos o campeonato de 2020 – disse o presidente da FFAC, que é um dos vice-presidentes da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Se a CBF disponibilizou menos datas para os estaduais, no caso do Campeonato Brasileiro da Série D a situação é diferente. O número de datas subiu de 16 para 26, ampliando o número de jogos dos clubes. Do Acre, Atlético-AC, Galvez e Rio Branco-AC vão brigar pelo acesso à Série C. Antônio Aquino Lopes considera que a mudança será positiva para os clubes.

– Acredito que você dando mais datas na Série vai melhorar para os clubes porque você não pode fazer um contrato menor do que 90 dias. Então, acho que dentro desses 90 dias, aqueles que tiverem chances de passar estarão automaticamente dentro do sistema. É importante por esse lado – encerrou.

Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre
Fonte: Globoesporte.com
 


© Copyright 2004 - 2019 / Todos os direitos reservados ao Futebol do Norte