Notícias
Após perder título no TJD-RR, Mundão é o representante do estado na Copa do Brasil Sub-17
Bastidores
30.07.2019 - 23:55 - Roraima

O São Raimundo-RR até foi campeão roraimense Sub-17, mas perdeu o título no Justiça Desportiva de Roraima (TJD-RR) por ter sido condenado por escalação irregular em partida antes da decisão. Assim, o Atlético Roraima herdou a conquista, mas não a vaga na Copa do Brasil Sub-17. Com a indefinição, a CBF usou o regulamento da competição para garantir o Mundão na disputa; entenda.

A denúncia contra o Mundão

O Atlético Roraima denunciou a possível utilização, em súmula, de dois jogadores do São Raimundo-RR, possivelmente em situação irregular. A Comissão Disciplinar do TJD-RR julgou procedente, tendo em vista que os jogadores Hendrison Kauã Teixeira dos Santos e Cícero Cruz da Silva foram registrados no Boletim Informativo Diário da CBF depois do dia 6 de julho, data limite de inscrições de atletas para o Roraimense Sub-17, e foram relacionados para as partidas contra o Náutico e o Atlético Roraima, no 2º turno da competição estadual.

Com a condenação por unanimidade, em primeira instância, o São Raimundo-RR perdeu o título do Estadual e, teoricamente, a vaga na Copa do Brasil Sub-17, que ficaria com o Atlético Roraima.

Definição do clube representante

Mesmo após o Atlético Roraima ser declarado campeão, o imbróglio sobre o representante roraimense na Copa do Brasil Sub-17 seguiu. Porém, nesta terça-feira (30), a CBF atualizou a tabela da competição, incluindo o São Raimundo-RR. E porque, o Mundão?

Conforme o regulamento da Copa do Brasil Sub-17, o primeiro critério de participação de clubes na competição é o representante do estado ser definido no Estadual da mesma categoria no ano anterior. Como isso não ocorreu, o primeiro parágrafo do critério aponta que o representante seria o campeão Sub-18, competição também não realizada em 2018 em Roraima.

Já o segundo parágrafo do primeiro critério de participação de clubes na Copa do Brasil Sub-17 diz: "em caso de não realização de competição em ambas as categorias, a saber, Sub-17 e Sub-18, a vaga será destinada à equipe Sub-17 do campeão estadual Sub-20 2018. Assim, a vaga deveria ser herdada pelo São Raimundo-RR, campeão roraimense Sub-20 no ano passado.

Adversário

O adversário do representante roraimense na Copa do Brasil Sub-17 é o Ceará e os times se enfrentam neste domingo (4), em solo cearense. A fase inicial ocorre em jogo único e este será disputado no Ceará, na Cidade Vozão, em Itaitinga-CE.

Foto: Ivonisio Lacerda Jr
Fonte: Globoesporte.com
 


© Copyright 2004 - 2019 / Todos os direitos reservados ao Futebol do Norte