Colunistas
Início Promissor
por Francisco Dandão



Apesar de o time principal do Galvez jamais haver sido campeão acreano de futebol profissional (já bateu na trave três vezes, sendo vice-campeão em 2015, 2018 e 2019), quando se trata das divisões de base o clube praticamente não tem mais espaço para troféus nas suas imensas vitrines.

No ano passado, por exemplo, o Imperador conquistou três das cinco divisões menores do futebol acreano. O Sub-20 levou o título vencendo oito dos dez jogos disputados. O time Sub-17 sagrou-se campeão vencendo os dois turnos. E o time Sub-11 ganhou sem precisar fazer uma finalíssima.

Não bastasse toda essa eficiência em nível regional, também em 2019 o Galvez realizou a melhor campanha de um time acreano em todos os tempos na Copa São Paulo de Futebol Júnior. Encarou de igual pra igual, cabeça erguida, equipes de centros maiores e de melhor poder aquisitivo.

Relembrando. Integrante do Grupo 13, sediado em Capivari (135 Km de São Paulo), o Galvez começou a competição perdendo para o Palmeiras por 2 a 0. Na sequência vieram duas vitórias: 2 a 1 no time da casa, o Capivariano, e 2 a 0 no XV de Piracicaba, garantindo a vaga na segunda fase.

Ao passar de fase, o Galvez já igualava a melhor campanha de um time acreano na Copinha. No caso, a do Rio Branco em 2017. Mas o Imperador queria mais e, assim, não tomou conhecimento da Desportiva Vitória, do Espírito Santo, batendo os capixabas por 1 a 0 em Santa Bárbara do Oeste.

Na fase seguinte, a terceira, o adversário foi novamente o Palmeiras. Aí não teve jeito: o time acreano sucumbiu pelo placar de 3 a 0. Mas saiu da Copinha com a certeza de ter feito história. O Galvez de 2019 não somente fez a melhor campanha de um time acreano como foi o melhor do Norte.

Só para efeito de comparação, para que ninguém minimize a campanha do Galvez na Copinha de 2019, o Rio Branco, representante do Acre em 2018, perdeu os três jogos que disputou, sofrendo 12 gols e marcando apenas umzinho. O Estrelão ficou em último lugar no Grupo 25.

Mas esse retrospecto todo foi feito apenas para dizer que, assim como o raio pode cair no mesmo lugar, o Galvez estreou na Copinha de 2020 com mais uma vitória: 1 a 0 sobre o Desportivo Brasil, time da casa, Porto Feliz. Surpreendente vitória, contra uma equipe poderosa e bem qualificada.

Nesse momento o Galvez divide a liderança do Grupo 8 com o carioca Volta Redonda, que bateu o América-MG na estreia. Segunda-feira próxima, dia 6, no mesmo palco, tem mais. O Galvez vai pegar o América. É tudo ou nada para os mineiros. Se o Galvez vencer, vai de novo à segunda fase!

 


© Copyright 2004 - 2020 / Todos os direitos reservados ao Futebol do Norte