Colunistas
Yago é o quarto acreano a conquistar uma Copa São Paulo de Júnior
por Manoel Façanha



O goleiro Yago Darub (foto), 18 anos, arqueiro titular da equipe sub-20 do Flamengo, é o quarto acreano conquistar um título de uma edição de Copa São Paulo de Juniores. Nesta quinta-feira (25/1), no estádio Pacaembu, o rubro negro carioca venceu o tricolor paulista por 1 a 0, gol de Wendel, assim erguendo o troféu da 49ª edição do torneio paulista.

Numa viagem a história das Copinhas, o craque Dadão aparece como o primeiro jogador acreano a vencer uma edição de Copa São Paulo de Futebol Júnior. O craque acreano vestia a camisa do Fluminense-RJ ajudou o clube das Laranjeiras a erguer o troféu de campeão da temporada de 1971.

Outro a sentir o gostinho do título do torneio mais importante do futebol de base diz respeito ao atacante Kleiy, hoje residindo na China. O acreano defendendo as cores do Roma (Barueri-SP) esteve entre os campeões da temporada 2001 da competição. Bem mais recente, o meia-atacante Polaco, hoje atuando pelo Atlético Acreano, foi outro a entrar para o seleto grupo de acreanos que conquistaram o título do torneio. Na temporada 2013, com a camisa do Santos-SP, ele esteve no grupo que derrotou na final o Goiás por 3 a 1.


Conheça a carreira de Yago Darub

Natural de Rio Branco, Yago Darub começou a carreira atuando como atacante, mas foi orientado pelo tio Valadares Neto a jogar em outra posição, mas essa não usando os pés, mas sim, as mãos. O conselho do tio foi atendido é o atleta passou a disputar competições de base em diversas equipes da capital Rio Branco, entre elas, a Escolinha do Metal e o Vasco da Gama-AC. Os primeiros profissionais a trabalharem o atleta foram Dorielson Mendes, Valter e Tidalzinho.

Em 2013, o arqueiro e a família foram residir na cidade do Rio de Janeiro. O objetivo da família era auxiliar o atleta na carreira de jogador e a primeira ‘guarita’ encontrada pelo jovem Yago, então com 13 anos, foi o São Januário, mas lá, acabou reprovado pelos responsáveis das categorias de base do clube vascaína. No entanto, a sorte para esse acreano não virou as costas, pois na arquibancada do CT vascaíno havia um olheiro do Flamengo, esse convidado Yago para um teste no rubro-negro. No mesmo ano, o goleiro já estava disputando competições de base com o manto do vermelho e preto carioca.

Com defesas seguras e mostrando muita serenidade, apesar de mais de 30 mil presentes a final disputada no estádio Pacaembu (a maioria torcedores do São Paulo), o arqueiro acreano foi uma das peças importantes na conquista do time rubro-negro.

Feliz pela conquista do torneio paulista, o mais importante das categorias de base do país, o goleiro dividiu os méritos do título com todos os jogadores e comissão técnica. O atleta vai agora para um período de férias e já solicitou de seus familiares a aquisição de passagem aérea para capital Rio Branco, onde pretende rever familiares e amigos.

AS CURTINHAS

Ocupando a 20ª posição no ranking da CBF, com 2.673 pontos, a Federação de Futebol do Acre completou ontem 71 anos de história. Fundada no dia 25 de janeiro de 1947, ainda com o nome de Federação Acreana de Desportos, por organizar práticas de basquete e vôlei, além do futebol, passou a se chamar pela sua nomenclatura atual somente em 8 de novembro 1999.

Nossos votos de felicitações à entidade, assim como ao presidente Antonio Aquino Lopes e sua equipe de trabalho.

O meia Polaco, com um desconforto muscular, pode ser poupado do jogo do final de semana contra o Vasco da Gama-AC. O atleta faz tratamento e será reavaliado amanhã.

O presidente celeste Elison Azevedo tranquila o torcedor atleticano a respeito de o clube estrear de portões fechados na disputa da Copa Verde.

O gestor conversou com o presidente da Federação de Futebol do Acre, Antonio Aquino Lopes, esse garantindo que os laudos dos estádios Arena da Floresta e Florestão e Florestão estão ainda por vencer e novos laudos já estão sendo providenciados.

No entanto, o site da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ainda chegou a divulgar uma matéria a respeito da Copa Verde, onde afirmava que em virtude da não apresentação dos laudos técnicos dos estádios, os jogos de Atlético-AC x Santos-AP e São Raimundo-RR x Rio Branco, podem ser disputado de portões fechados.

Bom dia!

 
© Copyright 2004 - 2018 / Todos os direitos reservados a Futebol do Norte